Como mudar definitivamente a rotina nesse novo ano

23.01.17 • Manifesto Inspire Comente

Sou do tipo de pessoa que precisa daquele tempo de reflexão no fim e no início de cada ciclo para analisar o que foi feito e planejar o que está por vir. E, a vida é feita de ciclos, não é mesmo? Alguns com pequenas mudanças, adaptações, outros com reviravoltas completas. Às vezes por desejos e vontade, ou talvez por motivos e questões que não podemos controlar. Tudo que precisamos é nos adaptar a rotina que chega junto com esse novo.

Não é necessário que o ano vire para mudarmos, basta querer ou fazer acontecer, mas esse clima de recomeço ajuda muito. Somos contaminados por esse sentimento de reinício e renovação. Muitas metas, resoluções E meu post de hoje é sobre isso. Como começar e manter uma rotina para fazer esse ano o seu melhor na vida ativa.

1. Programe-se Planejamento resolve muita coisa. A rotina é importante, por isso é preciso encaixar dentro do seu dia a dia momentos para cuidar de você. Ou acorde mais cedo, durma mais tarde, ou assista menos televisão. Prioridades né? Se quer mesmo tem de encontrar um tempo para correr atrás disso. Um tempo reservado só para isso mesmo, como um compromisso na sua agenda. Esse ano além de perder alguns quilinhos, melhorar a velocidade na corrida (isso vocês já sabem) também estou comprometida a cuidar mais da minha pele e cabelos. Para isso tenho de reservar 15 minutinhos a mais toda manhã e toda noite e mais uns 5 durante o banho. Separo 30 minutos, 2 dias da semana para preparar a carne e a salada da semana. Mais 10 minutinhos todo dia antes de sair para preparar a lancheira com as comidinhas para o dia. Fora é claro dos horários de treino.

2. Tenha metas mensurareis O tempo voaaaaa e quando a meta fica apenas idealizada fica muito difícil medir a evolução e avaliar os resultados do esforço. Minha primeira meta do ano foi: Vou cumprir sem falhas a planilha de corrida nesse primeiro mês. Simples, não? Uma outra é perder 3 quilos até Março. Atém disso, são objetivos que sei que se me comprometer eu vou conseguir alcançar. Nada mirabolante ou exagerado demais.

3. Busque parceiros Nada mais motivador do que está junto de uma pessoa que tenha objetivos parecidos com o seu. Chame as amigas, faça novas amizades, companhia para os treinos. Não conseguiu ainda? busque incentivo nas redes sociais, tanta gente motivada nessa internet que tanto amamos, não é mesmo? Se incentive com pessoas reais parecidas com você. Tudo o que fizer bem vale. Saber que tem alguém comprometido com você é muito bom. Uma dá aquela forcinha para a outra quando bater o desespero. A Drica do Correndo na Viagem junto com a Ma do Viajar para correr, criaram o #diariodeumamusaquasefitness e eu entrei no barco com elas. Eu aqui em BH e elas lá em SP. A gente puxa uma a outra  e é super divertido.

4. Tenha um motivo Saiba o por que está fazendo isso e faça por você e porque você quer. Sempre que pensar em desistir vai ser esse motivo que vai te manter firme.

5. Divirta-se De nada vai servir essa nova rotina se ela não for prazerosa de alguma maneira. Claro, nem sempre dá pra acordar super feliz as 5:00 da manhã, mas dá pra ser feliz com o motivo que te fez acordar tão cedo. Busque uma atividade que te agrade, te traga alegria. Não precisa correr por que está na moda mas você odeia. Que tal experimentar outras modalidades? Dança, spinning, luta, natação, funcional, Pilates, Yoga. O negócio é não ficar parada.

Durante essa semana que já é a ultima do mês de Janeiro, fim de férias vou postar outras dicas para esse recomeço. Não deixe de acompanhar.